Restos de Colecção: Porto de Lisboa (8)

2 de maio de 2013

Porto de Lisboa (8)

       Barcaça de sondagens geológicas “Emídio Navarro”  (1946) da AGPL (Administração Geral do Porto de Lisboa)

                              

                                              Atelier da AGPL                                                                              1956

   

Na foto seguinte o rebocador “Serra da Arrábida” e  o guindaste flutuante "Engenheiro Manuel de Espregueira” de 60 toneladas de capacidade de elevação, à entrada da doca da Rocha do Conde d’Óbidos

                                

                                     Estação fluvial de Belém (inaugurada em 1940) e o cacilheiro “Um de Abril”

                                 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

2 comentários:

João Celorico disse...

Caro José Leite,
a embarcação de serviço "Emídio Navarro" é, mais propriamente, uma "barcaça de sondagens geológicas", construída em 1946.
Quanto ao Guindaste flutuante, tudo parece indicar tratar-se do "Engenheiro Manuel de Espregueira", com uma capacidade elevatória máxima de 60 toneladas. Isto porque a foto me parece anterior a 1967, ano em que entrou ao serviço outro guindaste flutuante. O rebocador, não me atrevo a dar palpite, pois há vários possíveis e a foto não ajuda.

Melhores cumprimentos,
João Celorico

José Leite disse...

Caro João Celorico

Mais uma vez grato pela sua colaboração.

As suas informações estão correctas. Fui à FCG e ampliei ao máximo a foto e confirmei o nome do guindaste flutuante, que me indicou, e retirei o nome do rebocador, "Serra da Arrábida".

Com os meus agradecimentos,os meus cumprimentos

José Leite